quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

A hora da estrela .


Segunda como não tinha nada pra eu azer resolvi li um livro do colégio que eu n li esse ano pra prova haha , e me deparei com uma história espetacular ; o livro chama-se 'A hora da estrela' de Clarice Lispector .
É um livro espetacular que diz sobre a história de uma nordestina ,a Macabéa, protagonista, que é uma mulher miserável que mal tem consciência de existir.Depois de perder seu único elo com o mundo, uma velha tia, ela viaja para o Rio, onde aluga um quarto, se emprega como datilógrafa e gasta suas horas ouvindo a Rádio Relógio.Apaixona-se, então, por Olímpíco de Jesus, um metarlúgico nordestino , que logo a trai com uma colega de trabalho.Desesperada, Macabéa consulta uma cartomante, que lhe prevê um futuro luminoso, bem diferente do que espera.
Mas ao descer as escadas para atravessar a rua, é atropelada por um luxuoso Mercedes amarelo.
Tendo se acomodado fetal, Macabea morre. Assim, ao que tudo indica, é através da morte que essa pobre criaturinha, , vai encontrar a sua hora de estrela.
Realmente é muuuuiito* bunita a história..é pra refletir mesmo sabe ?!
Vou colocar aqui dois trechos que me chamaram muito atenção no livro :
' . . esqueci de dizer que às vezes a datilógrafa tinha enjoô para comer.Isso vinha desde pequena quando soubera que tinha comido gato frito.Assustou-se para sempre.Perdeu o apatite, só tinha a grande fome.Parecia-lhe que havia cometido um crime e que comera um anjo frito, as asas estalando entre os dentes.Ela acreditava em anjo e, porque acreditava, eles existiam. '
' . . Irremediável era o grande relógio que funcionava no tempo.
Sim, desesperadamente para mim, as mesmas horas.Bem, e daí ?!Daí nada.Quanto a mim, autor de uma vida, me dou mal com a repetição : a rotina me afasta de minhas possíveis novidades. '

Nenhum comentário:

Postar um comentário